por Cátia Rodrigues
Líder nenhum deve
deixar de fazer a seguinte pergunta: “Para que, e por que, minha empresa
existe?” Ou, em outras palavras, “qual é a missão da empresa em
que trabalho?” De acordo com Dorival Donadão, sócio-diretor da DNConsult,
consultoria paulistana especializada em gestão organizacional, há certas
questões, ligadas aos valores e à missão das empresas, que nunca podem ficar no
ar. “A construção de uma declaração de missão é o primeiro passo para a
definição do modelo de gestão da companhia. Por isto é tão importante”, explica
ele. Veja a seguir as suas sugestões para viabilizar esse processo.
Discuta as estratégias – Segundo Donadão, a declaração de missão nasce a
partir das estratégias de negócio estabelecidas pelo dono ou presidente da
companhia. Portanto, sente-se com um deles antes de dar início aos trabalhos.
Seja sincero na definição - O que fazemos de melhor? Quem são nossos clientes
potenciais? Quais os valores que agregamos para esses mesmos clientes? Eis as
perguntas básicas para dar início a uma boa declaração de missão. Desde que, é
claro, elas sejam respondidas de maneira objetiva - e, sobretudo, honesta.
Elabore uma frase – Uma vez definida a missão, é hora de criar uma frase
curta, precisa e de impacto. Algo que traduza a razão de ser da empresa. “À
primeira vista, isso pode parecer uma bobagem, mas não é”, afirma Donadão. “A
frase permite maior assimilação por parte de todos (públicos interno e
externo).”
Atenção ao público-alvo – Um dos propósitos da declaração de missão é definir, com
clareza, o objetivo principal da empresa. Essa, portanto, é uma ferramenta
valiosa no sentido de conscientizar os colaboradores das estratégias
corporativas. E, ao mesmo tempo, mostrar aos fornecedores, clientes e parceiros
a posição que a companhia ocupa - ou pretende ocupar - no mercado.
Alie missão com visão – Feita a declaração de missão, o próximo
passo é definir a ‘visão’. “É a visão que estabelece, de maneira
pragmática, as metas que a empresa quer alcançar num determinado espaço de
tempo” , diz Donadão.
Envolva os diversos setores - Cada área da empresa deve definir seus objetivos e metas
de trabalho específicos, de acordo com o que ficou estabelecido nas declarações
de missão e visão. Segundo o consultor, essa é a melhor forma de garantir sua
consolidação.
Esse texto traz em
etapas como pode ser feita a missão e visão de sua empresa. Mas a parte que
mais chamou a atenção foi na etapa de elaboração de uma frase, pois na aula
passada a Profª Fernanda deu uma ênfase nessa questão, onde os responsáveis da
empresa teriam que elaborar uma frase que facilitaria a disseminação dos
objetivos e estratégias da organização para todos os seus stakeholders. (Leonardo Fonseca- 825)
A missão de uma empresa é uma das partes mais importantes que eu acho. Pois daí se começa uma empresa determinada a uma ideia de sucesso.
ResponderExcluir(Paula Ribeiro - 841)