domingo, 13 de maio de 2012

Comunicação Organizacional

Comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Uma boa comunicação começa pela capacidade de ouvir, de compreender o que o outro deseja comunicar, de saber interpretar o que ele deseja. É também saber se calar no momento certo e estar disponível para escutar o interlocutor, dando-lhe toda a atenção.
Segundo Luz (2003, p. 29) “muitas empresas criam canais de comunicação com seus clientes externos, mas se esquecem de fazer o mesmo com relação aos seus clientes internos. Elas esquecem que a satisfação dos seus clientes externos passa antes pela satisfação dos clientes internos”.
A comunicação interna nas organizações ainda é um obstáculo a ser enfrentado na busca da qualidade das informações passadas em todos os níveis. As noticias nem sempre são passadas de forma clara e coesa, por isso ocorrem muitas distorções causando muitas vezes grandes problemas entre as pessoas.  Uma grande prova disso é a chamada “radio peoa” tão disseminada nas organizações atuais, gerando um palco de fofocas, rumores e fatos contraditórios.
Quando o funcionário tem acesso à informação de maneira transparente e adequada a situação, torna-se mais fácil a compreensão e até mesmo a possibilidade de um feedback entre o administrador e o subordinado, facilitando a resolução de determinado problema.

Michele Barbosa - 435

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