domingo, 6 de maio de 2012

Como pedir aumento salarial


É fato que muitos funcionários não estão contentes com o seu atual salário. Afinal, quem é que não sonha com a tão chegada hora do aumento salarial? No entanto, o que é que os colaboradores fazem para receber? Ficar parada não dá certo. O jeito é ir a lutatrabalhar, batalhar e suar a camisa. Todavia, se mesmo assim o resultado não aparecer Tom Coelho, consultor, professor universitário, escritor e palestrante, em seu artigo “Como pedir aumento”, pode ajudar com algumas dicas para vencer a batalha e conseguir um aumento salarial:

1. Faça uma auto-avaliação criteriosa. Aumentos devem ser obtidos por mérito antes mesmo de serem desejados. Por isso, pondere sobre sua performance. Acompanhe seus relatórios de avaliação de desempenho e competências e o feedback de seu supervisor e colegas de trabalho.

2. Pesquise o mercado. Analise a média salarial do seu cargo no mercado comparando-a com a média paga por sua empresa. Lembre-se de considerar o porte da companhia. Não se pode esperar de uma pequena corporação a mesma capacidade de remuneração de uma multinacional.

3. Conheça a política salarial de sua empresa. Uma companhia com plano de cargos e salários bem estruturado apresenta regras para promoção, premiação e remuneração.

4. Estude o ambiente. Observe o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Procure identificar um padrão de comportamento que possa ter conduzido alguns profissionais a uma posição superior.

5. Prepare o terreno. Faça um levantamento de suas atividades buscando mensurar os resultados alcançados. Elabore uma relação dos benefícios que você traz para a corporação e como pode potencializá-los. Prepare uma proposta de solicitação de elevação salarial atrelada às metas da empresa, com um planejamento detalhado para um horizonte de doze meses, por exemplo, com gatilhos de incremento em seus proventos a cada fase concluída do projeto.

6. Dê o bote. O melhor local: na própria empresa, em uma reunião a portas fechadas para minimizar o risco de interrupções. O momento certo: logo após a realização de um projeto bem sucedido e num dia em que o gestor esteja de bom humor. A abordagem recomendada: clareza e objetividade na exposição, porém sem denotar agressividade. Iniciar enaltecendo com autenticidade a companhia, o cargo exercido, a liderança e a equipe. Explicitar o trabalho realizado, os pontos positivos e as perspectivas futuras, conforme o planejamento traçado anteriormente.

7. Quanto negociar. Não há uma regra para isso. Primeiro, porque depende da política da empresa.

8. Esqueça os apelos emocionais. A corporação não está preocupada com o fato de sua família aguardar a chegada de trigêmeos, o filho mais velho ter ingressado numa universidade privada ou seu avô exigir um caríssimo tratamento médico. Separe a pessoa do problema.



Pessoal, essas dicas retirei do site www.rhcentral.com.br, e para quem quer o tão sonhado aumento salarial, é só seguir essas dicas que não terá erro.  (Juliane, 815)

Um comentário:

  1. Eu postei algo parecido, um pouco mais amplo pois falava do salário em um todo. Mas o interessante é que no vídeo que eu postei, uma discussão, também era sobre a forma de como reivindicar um aumento de salário, negociando com o chefe. ( Leonardo Fonseca- 825)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.