domingo, 13 de maio de 2012

COMO MEDIR O NÍVEL DE ENGAJAMENTO DE SUA EQUIPE DE TRABALHO.




                                           

Empresas com uma liderança sem competência para exercer tal função, estão perdendo seus talentos e têm uma produtividade abaixo de sua capacidade e um alto passivo trabalhista. Entre as conseqüências dessa falta de alinhamento aparece o alto nível de absenteísmo e colaboradores com doenças psicossomáticas.
- Para manter o índice de engajamento em alta é preciso que a maioria dos colaboradores sintam nas suas empresas satisfação pessoal e profissional.
 Nesse sentido algumas ações básicas para obter um ambiente propício ao engajamento são:

- Promover um ambiente onde os colaboradores possam ter, com clareza, perspectivas de desenvolvimento e crescimento profissional;
- Criar políticas, mecanismos diversificados de reconhecimento dos colaboradores pelo bom trabalho realizado;
- Ter um processo estratégico de atração e seleção de colaboradores interno/externo, que garanta que o colaborador seja a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa, considerando os momentos presente e futuro próximo, ou seja, o colaborador deve ter o seu perfil alinhado a função desempenhada, as responsabilidades atribuídas a ele, a cultura da empresa e, ainda deve ter um perfil de quem está preparado para as mudanças que virão nos próximos anos.

O engajamento, o famoso ‘vestir a camisa da empresa' , é o estado em que o funcionário se encontra em genuíno envolvimento, vontade de contribuir, permanecer na empresa, ele se sente orgulhoso por trabalhar  naquela organização. Isso é muito importante realmente para empresa, mas é preciso ressaltar que o funcionário satisfeito nem sempre é o funcionário comprometido. Então é preciso diferenciar isso e aplicar um pesquisa direcionada para saber o nível de comprometimento dele com a empresa.

Que tal fazer uma avaliação em sua empresa?

ÍTALA SILVA 87

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