segunda-feira, 14 de maio de 2012

Remunerar pessoas



Como as organização são movidas atualmente pela competitividade no mercado em que atuam, elas procuram maneiras de influenciar o desempenho de seus colaboradores dentro da organização. Mas qual seria a melhor forma de remuneração?? Muitas organizações passaram a utilizar a remuneração como um fator motivacional, deixarando de investir somente no produto final e passando a dar mais valor ao capital intelectual. 
Remuneração é a soma do salário estipulado no contrato com outras vantagens percebidas. São elas: horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem etc.
O fato de a remuneração ser considerada ou não como uma forma de motivação é um assunto um tanto polêmico e muito questionado.
 A forma de remuneração mais utilizada hoje ainda é por cargo, o sistema de remuneração tradicional baseados em cargos e funções.
Essa figura ilustra bem em forma de um labirinto os inúmeros caminhos que uma organiazação pode tomar para remunerar um colaborador. (Maisa- 827)

Um comentário:

  1. O salário muitas vezes não traz sentido de reciprocidade, não motiva e nem satisfaz os trabalhadores. No Brasil principalmente vivenciamos isso infelizmente na educação, décadas atrás o professor era bem remunerado e esse era um valor para toda a comunidade. Hoje o professor perde sua força frente os valores criados no governo, cria barreiras até mesmo da sociedade se manifestar. Até onde as pessoas serão tratadas mediocremente não sei, mas com certeza se houvesse motivação não apenas salarial mas como competência tudo seria diferente.
    Fernanda (845)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.