quinta-feira, 3 de maio de 2012

Capital Humano




As organizações devem buscar ampliar a sua visão e atuação estratégica. Os processos da organização somente são realizados com sucesso se houver a contribuição de cada um envolvido. Os envolvidos na produção são chamados parceiros, pois cada qual contribui com algum recurso. Os fornecedores disponibilizam matérias-primas, insumos básicos, serviços e tecnologias; os acionistas e investidores contribuem com capital permitindo o aporte financeiro para aquisição de recursos, os funcionários são essenciais pois com suas capacidades e habilidades podem proporcionar agilidade na produção, riqueza dos acionistas e  posição favorável e de destaque no mercado que esta inserida. Seja esta organização com ou sem fins lucrativos. 
    Todos os parceiros da organização contribuem com algo, na expectativa de obter um retorno pela sua contribuição, onde o parceiro mais íntimo da organização é o empregado. Este está dentro da organização; e a esta dá vida e dinamismo; sendo o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. As pessoas constituem o capital intelectual da organização, e hoje as organizações bem-sucedidas aplicam nessa ideia e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.



(Vania Barbosa- 857)

Um comentário:

  1. O capital humano é um dos principais ativos geradores de riqueza nas empresas. Sendo valorizado ele é capaz de mostrar todo seu potencial o que contribui para o desenvolvimento, produtividade e lucratividade da empresa, o que faz com que se sinta cada vez mais motivado, contribuindo com a evolução da organização.

    Vânia Lúcia (1457)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.