terça-feira, 15 de maio de 2012

Avaliação de Desempenho

Existem várias formas de se avaliar o desempenho. Nas organizações, a chamada avaliação 360 graus vem sempre acompanhada de feedeback. Nesta avaliação, colegas avaliam colegas, subordinados avaliam chefes e,  chefes avaliam subordinados. É muito comum nas empresas que o pagamento de bônus, promoções, demissões e recolocações sejam com base nestes feedbacks. As avaliações são temidas por muitos funcionários e ficam sem saber como se comportar dentro da organização para agradar a todos. Mas, a avaliação é uma importante ferramenta não só para o gestor como também para o subordinado. É através dela que o gestor toma suas decisões a respeito dos benefícios a serem oferecidos ao subordinado, e este fica sabendo através do feedeback como esta sendo seu desempenho.


Fica uma dica para os futuros gestores sobre como enxergar a avaliação de desempenho:

Mostre que você acredita na avaliação
Mostre sempre que você valoriza o processo de avaliação. Descreva explicitamente os benefícios que resultam para você – como gestor -, para sua equipe e para toda a organização. Apresente os resultados do último processo, sejam eles bons ou ruins.

Seja um conselheiro e sirva de modelo ao outros
Reuna com sua equipe para os ajudar a compreender as avaliações que recebem, e sempre envolva-os na discussão das avaliações e de sua interpretação – sem deixar que as suas próprias opiniões predominem. Desmistifique o processo estando aberto ao feedback e ao auto-desenvolvimento, pedindo opiniões aos outros, incluindo subordinados e colegas.

Crie o hábito de ensinar a avaliar
Reserve tempo e recursos para ajudar os avaliadores e os avaliados a dar e a receber feedback. Isto consegue-se melhor em pequenos grupos e em pequenas doses, do que com programas formais de formação. Ou seja, avalie e seja avaliado ao longo do ano para ajustar o processo.

Dê a devida atenção às revelações
Preste atenção e dê visibilidade aos resultados que forem sendo revelados nas avaliações. Em geral aparecem grandes sugestões de melhoria nos processos, no seu trabalho ou para a empresa. Anote os assuntos que forem sendo revelados, e no final envie a todos a lista das sugestões. E não esqueça de acompanhar e promover as mudanças pertinentes.
(Maisa - 827)

Fonte: http://minhagestao.com/artigos/feedback-dicas-para-uma-boa-avaliacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.