sábado, 5 de maio de 2012

Avaliação de Desempenho


“A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados, das competências que ela oferece e do seu potencial do seu desenvolvimento.”
A avaliação do desempenho serve para mensurar o valor, excelência, as competências de uma pessoa, e fundamentalmente para verificar a real contribuição para o negócio da organização.
A avaliação do desempenho é muito importante porque ela pode ser usada como um meio de resolver problemas de desempenho, do trabalho e da qualidade de vida no interior das organizações.
A avaliação do desempenho não pode ser sem motivos ou finalidade, porque se assim for ela perde seu sentido. As pessoas não podem ter medo das avaliações, pois elas reduzem as incertezas do próprio colaborador proporcionando assim retroação a respeito do seu desempenho. A avaliação pode ser ascendente ou descendente, ou seja do subordinado para o superior ou do superior para o subordinado.
A avaliação pode ser feita por várias pessoas: gerentes, a própria pessoa, pela pessoa e o gerente, pela equipe de trabalho, etc.
Quero destacar a “Auto-avaliação do desempenho”, ocorrem mais nas organizações mais abetas e democráticas, onde cada pessoa se avalia, com relação a sua performance, eficiência e eficácia, observando os parâmetros fornecidos pelo seu superior ou por sua tarefa.
O caso abaixo mostra o grau de exigência de certos avaliadores, que podem ser extremos. Acho que a auto-avaliação juntamente com seus gestor seria uma forma mais justa de avaliar o desempenho.



 Ilustração

O dono de um talho foi surpreendido pela entrada de um cão dentro da loja.

Enxota-o, mas o cão volta a entrar. Volta a enxotá-lo e repara que o cão traz um bilhete na boca.
Apanha o bilhete e lê: 'Manda-me 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor?'
Também repara que o cão tem na boca uma nota de 50 euros. Avia o cão e põe-lhe o saco de compras na boca.

Impressionado e, como estava para fechar, resolve seguir o cão. O cão desce a rua, chega aos semáforos e, com um salto, carrega no botão para ligar o sinal verde. Aguarda a mudança de cor do sinal, atravessa a rua e dirige-se à paragem dos autocarros. O talhante estava perplexo! Na paragem, o cão observa o painel dos horários e senta-se no banco, aguardando o autocarro.

Chega um autocarro, o cão vai à sua frente verificar o número e volta a sentar-se no banco.
Chega outro autocarro e, verificando que era aquele o número certo, entra.
E o talhante, de boca aberta, também entra para seguir o cão...

Algumas paragens depois, o cão fica em pé nas patas traseiras e carrega no botão de stop, para mandar parar o autocarro e sempre com as compras na boca. O talhante e o cão caminham pela rua, quando o cão parou à porta de uma casa e pôs as compras no passeio. Vira-se um pouco, correu e atirou-se contra a porta. Repetiu o ato, mas ninguém lhe abre a porta. Contorna a casa, salta um muro e, numa janela, começa a bater com a cabeça no vidro várias vezes, retornando para a porta.
De repente, aparece um tipo enorme a abrir a porta e começa a bater no cão.

O talhante corre até ao homem, tenta-o impedir de bater mais no cão e diz-lhe bastante indignado:
'Óh homem, o que é que está a fazer? O seu cão é um gênio!'

O homem responde: 'Um gênio? Já é a segunda vez esta semana que este estúpido cão, se esquece da chave!'

Moral da história:
Podes continuar a exceder as expectativas, mas... A tua avaliação depende sempre da competência e exigência de quem avalia.

Acessado em: 05/05/2012

Bruno S. de O. Ribeiro (852)



3 comentários:

  1. A moral da historia podemos analisar o que acontece em algumas empresas, as vezes fazemos mais do que devemos e isso é mais que a nossa obrigação e se deixamos de fazer algo, é uma falha e as vezes há até castigo. Cabe também a pessoa que avalia usar criterios eficaz para sua avaliaçao nao despresando as habilidade e competencias do seu avaliado e sim ultilizar recursos para apriorar as competencias dos colaboradoes.
    Lilian Rabelo (1446)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As vezes a inteligência de um cão é subestimada mas ele pode surpreender muitas pessoas, assim acontece com uma pessoa, seu jeito de vestir, falar, comer, etc, não diz quem ela é. E talvez ela pode ser muito melhor que você! Seu potencial e o seu resultado pode surpreender muita gente!
    (Paula Ribeiro - 841)

    ResponderExcluir

Não esqueça de colocar seu nome e matrícula entre parênteses.